quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O MUNDIAL, A SELECÇÃO, O SPORTING E O BENFICA - Por Luís Manta

No momento que escrevo, ainda falta disputar o jogo que irá definir os 3º e 4º classificados no Campeonato do Mundo na Colômbia, entre Portugal e o Irão, mas isso não invalida nem influi no que vos quero expor.
Goste-se ou não da forma, eu pessoalmente não gosto, a selecção portuguesa teve a competência necessária para atingir os objectivos propostos, as meias-finais do campeonato do Mundo.
Verdade que o trajecto esteve facilitado, mas disso não temos culpa...a única culpa que temos é a de não termos aproveitado a oportunidade, próxima de ser única, de fazermos história e termos ido mais além...
E aqui é que está a grande questão...o problema é do seleccionador e dos jogadores ? Em minha opinião não, o seleccionador, embora discorde de algumas opções e gestão, considero uma pessoa competente, conhecedora e empenhada. Face ao contexto e se eu estivesse no lugar dele, se calhar teria feito pior... Quanto aos jogadores, no lote que foi, estarão os 8 a 10 melhores seleccionáveis, os outros são sempre uma questão de opção pessoal...mas no fundo os melhores estão lá (salvo um ou outro).
Então qual é o problema ?
O problema são as politicas desportivas do Sporting C. P. e S.L.Benfica para a modalidade.
Passo a explicar, porque não sou de fazer criticas só porque sim...
Sporting e Benfica, só investem na Formação, porque têm de ser campeões em tudo o que mexe...seja Iniciados, Juvenis, Juniores, faz parte do ADN a glorificação.
Já vai o tempo em que o Sporting C.P. sob o comando de Orlando Duarte, nos dava jogadores como Pedro Costa, João Benedito e outros....essa politica acabou, já vão uns anos bons e ninguém da formação estabiliza e dá o seu contributo sério na equipa principal.
Quanto ao S.L.Benfica, na modalidade desde 2001, não há registo de nenhum jogador da formação que tenha estabilizado, dando um sério contributo à equipa principal...
Estas equipas não valorizam o jogador português, querem é ganhar....
Ambos os clubes, têm duas formas de reforçar a sua equipa principal, primeiro reforçam-se no estrangeiro e depois, contratam tudo o que mexe com qualidade a nível nacional, seja no Braga, nos Leões, no Burinhosa...com a agravante que as contratações nacionais, normalmente jovens com potencial, vão ter pouco tempo de jogo de competição, prejudicando a sua evolução.
Depois disto, a grande penalizada é a selecção nacional...pois, salvo os "estrangeiros"  Ricardinho (sem dúvida o melhor do mundo) e Cardinal, bem como os jogadores do Braga/AAUM, mais ninguém tem ritmo competitivo ao mais alto nível.
Qual o tempo de jogo no campeonato passado de Bébé (um dos melhores no Mundial) ?
E Fábio Cecilio ? E Miguel Ângêlo (no Sporting) ? E Ré ? E Djô ? E Pedro Cary (que ano após ano, perde espaço) ?
É que jogadores sem ritmo competitivo elevado...normalmente falham nos momentos cruciais.
O problema é este...se no futebol a politica é a mesma, mas os jogadores têm a possibilidade de ir para o estrangeiro, para campeonatos mais competitivos e evoluir, já no futsal já tal não é possível por falta de procura...

Enquanto esta conjuntura se mantiver, bem podemos acreditar ou ter fé...que não há milagres.

Fiquem bem, que eu vou andando por aí.

Luís Manta


3 comentários:

  1. Concordo e subscrevo amigo Manta. A questão de existirem em Portugal apenas duas equipas de alto
    nível, que vencem aleatóriamente o campeonato, retira-lhe toda a competitividade! É uma questão de fundo que Benfica e Sporting não estão decerto dispostos a abrir mão nos tempos mais próximos em prol do desenvolvimento da modalidade... É o que temos! Forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que para além disso a subserviência que existe não só no futsal ,mas em todo o desporto do país,sendo na minha ótica um problema social,não permite que o nível existente melhore,porque dificilmente aparecerá alguém disposto a investir numa modalidade que já está definido a partida quem vai ganhar,e independentemente do mérito que essas duas grandes instituições tenhem,e sem duvida que sem elas o futsal regredia 50 anos,em alturas que outras tentaram discutir essa hegemonia,todos sabem o que aconteceu!enfim está tudo cada vê mais na mesma ,o que até pode parecer estranho mas em minha opinião ,já não é mau!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com quase tudo, tirando o Pedro Cary que tem muito tempo de utilização, está inserido num dos 2 4os principais, digamos assim, do Sporting. Quanto ao problema ser esse, sim, é um dos problemas. A Federação fez muito bem em criar esta regra, alias, ja devia estar em vigor há bastante tempo, so achei mal, como muitos outros Sportinguistas o timing da mesma, visto que mesmo nao sendo oficializadas ja se sabia que o Sporting iria buscar Dieguinho e Leo, e tendo em conta o nr de estrangeiros contratados a época passada foi de muito mau gosto isto ter saido agora. Quanto as escolhas, trocaria claramente um Miguel Angelo por um Anilton, visto ter sido dos que enumeraste o que menos jogou no clube, e foi la mesmo so para ir, enquanto o Anilton foi so um dos melhores do campeonato. Bebé tambem muito pouco utilizado, levaria o Claudio, mas isto é a minha opinião, não vale de nada

    ResponderEliminar