sábado, 9 de maio de 2015

ALTERAR OU NÃO, AS REGRAS - Por Luís Manta

Escrevo estas linhas, numa altura em que se comenta a oportunidade de alteração/adequação das regras do jogo em favor do espectáculo, isto a propósito do excesso (segundo alguns) de utilização da situação de GR Avançado, que tem o expoente máximo na interpretação ofensiva do jogo que a equipa do Kairat faz.

Começo por recordar os primórdios da modalidade (cá em Portugal) onde não havia organização e floresciam os Torneios de verão pelo País inteiro, onde as regras estavam consensualmente estabelecidas, o GR não podia sair fora da área, O GR ao repor a bola em jogo, esta tinha de tocar no seu meio-campo, não era permitido levantar a bola acima do joelho (ou cintura, conforme os torneios), não era permitido fazer golos dentro da área...
Numa breve análise feita a este resumo das regras de jogo de antigamente, constata-se que os problemas que tanto se reclama hoje em dia...o GR Avançado e o jogo directo, não tinham cabimento segundo as regras de então.

Será que aqui também imperou a sapiência da experiência adquirida ?

Ao alterar-se as regras não se estará a retroceder no progresso da modalidade ?

Estou à vontade para falar sobre o assunto, porque pelos escritos que tenho feito ao longo do tempo, sempre me manifestei anti-GR Avançado e jogo directo, motivo pelo qual, penso ter alguns créditos para falar sobre o assunto.

Sobre o recurso ao GR Avançado, que é uma utilização licita das regras do jogo, quer-me parecer que mais importante que reclamar, se devem canalizar as atenções para arranjar esquemas tácticos que contrariem este tipo de sistema ofensivo, constatando-se que actualmente já se defende muito melhor à Zona e poucos efeitos positivos produz, salvo a estratégia tipo Kairat, que terá de ter uma abordagem diferente.     

Quanto ao jogo directo, recurso por opção táctica de determinados treinadores ou por incapacidade de sair de pressão alta, aqui é uma questão de qualidade e filosofia de jogo, parecendo-me descabido qualquer possível alteração às regras.

A modalidade evoluiu no tempo e estabilizou as suas regras.

Dentro das regras do jogo, várias formas de jogar se podem encontrar e o belo da modalidade está precisamente aí...na inovação e no contrariar.  

Por hoje era só isto.

Luís Manta

Sem comentários:

Enviar um comentário