quinta-feira, 23 de abril de 2015

A RELAÇÃO DA F.P.F. COM O FUTSAL - Por Luís Manta

A relação da Federação Portuguesa de Futebol com o FUTSAL é uma relação de conveniência únivoca.

À F.P.F. interessa a evolução e divulgação do FUTSAL, "quanto baste", não pode é atrapalhar.

Sabe bem à F.P.F e às suas Associações de Futebol, receberem as receitas resultantes das inscrições das equipas, dos jogadores, das multas, cursos de treinador...e olhem que não é pouco.
Sabe bem à F.P.F. através das suas selecções femininas de futebol, recorrerem assiduamente a jogadoras de futsal, quando tal é necessário.
Sabe bem às Associações de Futebol receberem os votos dos clubes de futsal por altura de eleições.

Constata-se que nestas alturas o futsal não é esquecido pela F.P.F e suas Associações.

O futsal é esquecido quando se marca um jogo de futebol da importância deste S.L.Benfica vs F.C.Porto para as 17 h de domingo, quando se sabe, há muito, que a final da Final-Four da UEFA CUP Futsal a disputar em Lisboa no Meo Arena pelas 17h 30', ou seja, coincidem no tempo.
Saberão, certamente, as pessoas da F.P.F. que há a possibilidade de uma equipa portuguesa estar presente nessa final, o Sporting C. de Portugal.

Ao haver sobreposição de horários, impede adeptos de poderem assistir ao vivo ou via TV em directo a ambas.
Se o Estádio da Luz leva 60.000 espectadores e a Arena Meo 10.000 e ambos estão esgotados, poderemos estar a falar de milhares de adeptos de futsal e futebol e, isto só os que vêem ao vivo.  

E aqui não vale o argumento de o S.L.Benfica e o F.C.Porto (não tem futsal) não estarem presentes na UEFA CUP, pois a maioria dos espectadores que vão estar presentes na Arena Meo, não serão adeptos do Sporting C. P., mas sim, amantes da modalidade.

A UEFA CUP Futsal, é só a maior competição masculina de futsal de clubes a nível mundial...e que por acaso, até tem uma equipa representativa do futsal nacional, da F.P.F.. 

Convém lembrar que os dois eventos se realizam ambos em Lisboa, motivo porque grande parte do País não tem possibilidade de os ver ao vivo, só pela TV e nem toda a gente tem possibilidade de gravar para ver mais tarde...
Todos gostamos de desporto, de futebol, de futsal e de preferência, os grandes eventos vistos em directo.

Mesmo sendo modalidades de Federações diferentes, quanto a mim, já era criticável, aqui não, são duas modalidades geridas pela F.P.F. e embora a organização do evento seja do Sporting C. Portugal, a F.P.F. está representada, Paulo Futre é o patrono e tem sempre uma palavra a dizer na UEFA CUP.

Já sei que vem o argumento estafado que a televisão é que tem culpa, pois o único horário disponível era este...não podia ser, nem mais tarde nem mais cedo, só que neste caso é a Benfica TV e não pega.
Ou então que a prova é organizada pela Liga de Clubes e não pela F.P.F.. Não colhe também, porque a Liga quando marca jogos ou altera jogos deve dar conhecimento disso e ou pedir a ratificação à F.P.F.. Se não é assim, devia de ser.

Se querem saber, acho que até nem foi por mal, nem se lembraram...


Resumindo, existe uma falta de sensibilidade imensa para tudo que se relaciona com o futsal.  

Era só isto e penso que reflecte o pensamento de muitos amantes das duas modalidades.


Luís Manta


 

Sem comentários:

Enviar um comentário