domingo, 15 de fevereiro de 2015

AINDA A RENOVAÇÂO DAS CÉDULAS DE TREINADOR... - Por Luís Manta


Anteriormente, já expressei a minha opinião sobre o assunto, mas vou repetir.

Na generalidade, os cursos de formação são um negócio para encher os bolsos de alguns, em desfavor de quem mais precisa. E quem enche os bolsos, por norma, está ligado ao poder, através do amiguismo, do compadrio, do conhecimento, das "luvas"...Vidé acções de formação da CEE.
Sei que em algumas profissões, poucas, é necessário formação contínua para poder continuar a exercer o ofício, mesmo depois do elevado investimento num curso superior...
Repito, a formação só deveria ser obrigatória se a entidade patronal quisesse valorizar os seus colaboradores, tirando daí benefício acrescido. O colaborador sendo empregado por conta de outrem, estaria obrigado, sem qualquer despesa.
A título individual, a formação não deveria ser imperativa, mas sim uma manifestação individual de ambição profissional e vontade de valorização. Neste caso, a expensas do próprio.

Aplicando ao Futsal, se o clube quiser ter um treinador valorizado, só tem de pagar a formação do seu treinador, ou então, se o próprio for ambicioso e se, se quiser valorizar, suportará as despesas. Mas sempre facultativo.  

Acabei de receber um mail do Instituto Português do Desporto a avisar-me que a minha Cédula de Treinador tinha nova data de validade e remetem-me para a consulta de um link do IPDJ.
Agradeço a atenção do IPDJ, mas não tencionava renovar a Cédula de Treinador de Futsal e agora, mais reforçada ficou a minha decisão..

Diz a " Página do IPDJ " com o título e o texto que passo a transcrever, por cópia :
 
" REVALIDAÇÃO DO TÍTULO PROFISSIONAL DE TREINADOR DE DESPORTO
                                                                                                 

Conforme o estabelecido pela Lei n.º 40/2012, de 28 de agosto, em conjugação com Portaria n.º 326/2013, de 1 de novembro, o Título Profissional de Treinador de Desporto tem a validade de 5 anos, podendo ser revalidado por igual período, desde que sejam obtidas 10 Unidades de Crédito (no cumprimento das condições abaixo descritas) em ações de formação contínua devidamente certificadas pelo IPDJ, IP e realizadas no período de vigência do Título em questão. "


O legislador ( leia-se Governo e AR ) não percebe nada disto...legisla baseado em consultoria e pareceres, de quem, pretensamente, deveria perceber do assunto e ter sensibilidade para o mesmo. Acresce o facto de haver, com certeza, normativo europeu sobre o assunto e aqui vai disto, que temos de aplicar, mesmo que a realidade do nosso desporto não se coadune com tal coisa...
Toda a legislação ou normativo, sejam eles nacionais ou europeus, são passiveis de serem contornados, há sempre fuga...assim haja vontade. Aqui era o caso e absolutamente essencial.
 
Entendo tudo isto, como uma enorme falta de sensibilidade, de competência e visão estratégica para o desenvolvimento do desporto nacional.
Vejamos. Revalidação do Título Profissional de Treinador de Desporto...suponho, isto destina-se a todas as modalidades, quantas modalidades têm Ligas profissionais ? Alguém fez um levantamento de quantos são os treinadores de desporto profissionais em Portugal ?  E quantos são os amadores ?  
Profissionais e amadores, tudo no mesmo saco ? 
O desporto em Portugal carece de uma politica desportiva estrutural, os problemas, as dificuldades são transversais a todas as modalidades.
Falando de FUTSAL, é o mesmo que falar de Andebol, Basquetebol...etc.

No FUTSAL, sou absolutamente contra, no entanto e dando de barato o facto, até podia compreender que tal obrigação de formação para a revalidação da Cédula de Treinador se aplicava só aos treinadores portadores de Cédulas com os Níveis 3 e 4, porque são os únicos com habilitações para treinar na 1ª Divisão...
A "nossa" realidade é absolutamente contrária, 99% dos treinadores são puramente amadores, em muitos casos, são o suporte dos clubes, não recebem...ainda pagam. Alguns clubes, sem eles, acabavam com a modalidade.
No contexto económico do País, quem legisla, quem está nos gabinetes, quem está no IPDJ, quem está na FPF, já se deu ao trabalho de saber quais são os custos para a revalidação da Cédula de Treinador ? Contabilizando o tempo "subtraido" à família, as deslocações, o custo das acções de formação de duvidosa qualidade...
Se o treinador não tiver capacidade financeira para tirar o curso e custos com a revalidação da cédula, porque os preços da formação no futsal são exorbitantes, são proibitivos,  quem paga ? O clube ? Os clubes, fazem milagres e são parcos os rendimentos.
E a qualidade das acções de formação que contam para os créditos ? Vão continuar na mesma ? A serem sempre os mesmos amigos iluminados, visionários, inovadores, cujo trajecto desportivo é nulo ou próximo disso, a debitarem cá para fora umas "larachas", como se percebecem muito do assunto...     

Estão a matar a modalidade aos poucos, ela vive e sobrevive da dedicação, da paixão, do sacrificio, do empenho de toda uma série de gente que é puramente amadora e no caso particular dos treinadores.

Resumindo e concluíndo, tudo isto está mal, objectivamente a
Lei n.º 40/2012, de 28 de agosto, em conjugação com Portaria n.º 326/2013, de 1 de novembro, destina-se a 4 ou 5 treinadores de futsal portugueses, contando com os que estão estrangeiro...


Façam o favor de ficar bem, porque eu, quando em 2017 terminar a validade da minha Cédula de Treinador, passo à "disponibilidade"...mas vou andar por aí. 

Luís Manta


    


1 comentário: