quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O CURSO P/TREINADORES NIVEL III Por Luís Manta

A Federação Portuguesa de Futebol que dirige a seu belo prazer e capricho a modalidade de FUTSAL, o primeiro e crucial erro que comete na gestão da modalidade é na análise realista da dita.
Trocando por "miúdos", a realidade do futsal não se cinje às equipas que disputam a 1ª Divisão, antes pelo contrário, quase a totalidade dos clubes são pobres e sobrevivem com grandes dificuldades, bem como, os agentes desportivos, dirigentes, jogadores e treinadores, só por paixão e carolice se mantêm em actividade...
As poucas equipas que conseguem investir na modalidade, são a excepção à regra e não o contrário.
Quando mais de 90 % dos treinadores não recebe qualquer subsidio ou recebendo, o que recebe não dá para o gasóleo, pedir 2.950,0 Euro's por um curso de Nível III é uma afronta, digo mais, considero uma provocação.
Parece-me de todo desproporcionado o montante face à realidade actual da modalidade e do País.
Das duas, uma, este encargo com a formação de um treinador ou é pago pelo clube ou pelo próprio.
Só por incompetência ou falta de visão da realidade se pode organizar um curso desta forma. Passo a explicar.
Há muito que digo, que a forma de funcionamento dos cursos está errada e não está ao serviço de uma modalidade que está a crescer e precisa de qualificar os seus agentes.
O que está mal é organizarem um curso a nível nacional e à pressa, de forma a permitirem que alguns treinadores legalizem situações que não deviam existir.
O preço exorbitante do curso só existe porque a Formação Especifica é num hotel em Pombal e em regime interno, se organizassem três cursos, um no Norte, outro no Centro e outro no Sul, tudo era diferente...mas não há tempo, não é ?
O funcionamento do curso :  Analisando a Formação Geral, a ter aulas nas instalações da FPF todas as 2ªs feiras no periodo de 03 de Novembro a 18 de Maio de 2015 pelo preço de 500 Euro's, deduzo que a FPF não cobre despesas pelo espaço ocupado na formação, ficando os 500 Euro's para despesas com material fornecido de apoio à formação e para despesas de honorários com os formadores em 29 aulas (é o nº de 2ªs feiras no periodo). E aqui no que toca a honorários a formadores, devo dizer que não tendo havido aumentos de há 10 anos para cá, são 25 Euro's à hora mais despesas de deslocação (Kms) e refeição. Ou seja, um formador que faça 20 horas num mês, ganha o ordenado mínimo...nada mau, para ajudar a modalidade e o espirito altruísta sempre presente.
Os 500 Euro' estão justificados...
A Formação Especifica a ter lugar em Pombal em regime de internato no periodo de 06 a 29 de Julho de 2015 até nem considero cara...atendendo às condições. São 24 dias. Pagar hospedagem em pensão completa, mais material de apoio e honorários aos formadores...
Aqui, até parece que foi feito à medida de alguém...ou se é profissional, ou se tira férias no emprego e mais uma vez a familia é penalizada (aqui, desnecessáriamente).
Mais um tiro no porta-aviões...
Se não sabem, perguntem como se faz...conversem com colegas dirigentes de outras modalidades ou aproveitem, nos passeios digo deslocações  ao estrangeiro e averiguem junto da Federação Espanhola e outras... 
A modalidade está entregue aos "bichos"...

1 comentário:

  1. Depois de 6 anos à espera, finalmente volta a abrir o NIII e... que desilusão!
    Concordo perfeitamente com o artigo do Luís Manta e sublinho os dois últimos parágrafos reforçando o género e o número a quem isto está entregue!!! Depois do "filtro" valor do Curso, os obstáculos "localização" e "regime de internato de 24 dias" (???!!!) são mesmo para f***r o resto!!!
    Deve haver "tachos" para entregar, mas se todos nos juntassemos e ninguém se inscrevesse...??!!...

    ResponderEliminar