segunda-feira, 8 de setembro de 2014

RICARDINHO, o melhor futsalista português de sempre. Por Luís Manta

Proponho-me escrever sobre este assunto no momento em que o Ricardo Braga, mais conhecido no futsal por Ricardinho, recebe o titulo de melhor futsalista da Liga Espanhola de futsal da época transacta. Mais uma distinção, das inúmeras que tem tido ao longo da sua carreira.
Estou à vontade para falar sobre este assunto, na medida em que a minha ligação à modalidade está vinculada desde o seu início até ao presente, atravessando por isso duas gerações de jogadores, mais ainda, por ter tido o privilégio de ter treinado e jogado com jogadores que foram e ainda são referências para a modalidade, casos de Manuel Azevedo, Nélito, Ivo Cristóvão, Tucho, Féria, Rui Varela, Xana, Rui Ribeiro, Hélio Matos, Séninho (com breve passagem pelo CM) e outros. Já numa geração mais recente, quatro jogadores com quem não trabalhei mas também são referências na modalidade, André Lima, Pedro Costa (Costinha), Arnaldo e Joel Queiróz.
O futsal em Portugal, a partir de meados da 1ª década deste século passou a ter um incremento e uma visibilidade mediática, que o fez evoluir de forma absoluta.
Só o simples facto de ter passado a haver equipas profissionais no campeonato, com todas as condições de trabalho inerentes ao facto e o acesso dos melhores jogadores a essas condições, faz com que se potenciem as suas qualidades para patamares nunca antes atingidos. Só por este facto, reconheço que a comparação não será justa.   
No entanto e ainda assim, mantenho a minha opinião, Ricardinho é o melhor futsalista de sempre...e o reconhecimento internacional é prova disso.
É injusto reconhecer o Ricardinho só pela sua "magia", pois ele neste momento defende como ninguém, a sua técnica individual é única, conhece a tática como poucos e será dos jogadores mais equilibrados no futsal mundial...
O Ricardinho, hoje, é um grande jogador de equipa, do colectivo...sem perder as suas qualidades individuais, que podem decidir um jogo num lance...
Em minha opinião, o Ricardinho tem tudo para ser o jogador perfeito de futsal... morfológicamente, com qualidades técnicas inatas e paixão pelo jogo.
Tive a oportunidade de acompanhar a sua evolução à distância, desde os tempos do Miramar, passando pelo SLB e depois no estrangeiro e, a sua evolução tem sido fantástica...
Através do seu trabalho, conseguiu atingir patamares que são um marco e um orgulho para o futsal português.
Vou mais além...em comparação com o "seu" ídolo, Falcão, não perde, antes pelo contrário...não terá tanta "magia", mas é mais equilibrado e mais jogador de equipa.

Termino com uma pergunta, será que com as condições de trabalho actuais os jogadores da geração anterior conseguiriam atingir esta qualidade ? Nunca iremos saber, os factos são estes e estão aí.

1 comentário:

  1. Excelente artigo, opinião bem fundamentada, como não podia deixar de ser, caro amigo. Agora o ser ou não ser, os tempos são outros, pese toda a subjectividade que possa haver nessa classificação é, realmente, um privilégio termos um jogador com esse nível. Só uma pequeníssima nota: nunca esqueço nestes juízos que, para mim e, muito me ajudou a crescer e a demonstrar algumas coisas boas: o Raúl José, o qual merece estar, sempre, nesse grupo de jogadores que fizeram crescer a modalidade. Um abraço para ele. Palavras elogiosas são sempre bem vindas Luís, especialmente vindas por quem nutrimos especial carinho e amizade, portanto da minha parte o sincero reconhecimento e agradecimento para com quem, também, me ajudou em certa altura desses tempos. Um abraço fraterno de amizade, caro Luís

    ResponderEliminar