quarta-feira, 2 de abril de 2014

A RENOVAÇÃO DA CÉDULA DE TREINADOR Por Luís Manta

Formação contínua para exercer determinada profissão ou função, obviamente todos concordamos. Quem não é favor da valorização, do conhecimento, do progresso ?

Entendo a formação por duas vias, uma por iniciativa própria, como forma de adquirir mais competência e enriquecimento curricular, promovendo a entrada no mercado de trabalho.
A outra, através da entidade patronal, que promove a formação contínua dos seus funcionários para se valorizarem, serem mais competentes e em última análise o produto final comercializado ter valor acrescentado.
Resumindo, a formação ou é facultativa como forma de valorização pessoal ou imperativa através da entidade patronal.

Chegou-me ao conhecimento que existe uma classe profissional, a dos TOC (Técnicos Oficiais de Contas), que têm de obrigatóriamento de frequentar curso de formação com aproveitamento para verem a sua Cédula Profissional renovada...Não há regra sem excepção e esta é a excepção.
Sinceramente, não estou a ver um Advogado, um Engenheiro, um Médico, um Arquitecto, um Gestor, após finalizarem os seus cursos e respectivos estágios, terem de frequentar periódicamente cursos de formação com aproveitamento, para poderem renovar a sua Cédula Profissional e assim poderem exercer a sua profissão...após o investimento brutal de um curso superior.

Se as classes profissionais têm a respectiva Ordem que rege códigos de conduta de deveres e direitos e, os treinadores de futebol têm a ANTF,  já os treinadores de futsal, não têm nenhuma organização que olhe pelos seus interesses...sim, porque a inclusão dos treinadores de futsal na ANTF foi ao arrepiu de qualquer decisão sua....É altura dos treinadores de futsal se unirem e organizarem, fundando uma organização de classe que os defenda destas atitudes prepotentes...

Exigir que os treinadores de futsal, após a conclusão dos Cursos de Treinador ( em muitos casos, o montante do curso é superior ao valor ganho num mês de trabalho) que deram acesso à obtenção da Cédula para Níveis I, II e III, que eu tenha conhecimento, ainda não houve nenhum curso para aceder ao Nível IV, tenham formação obrigatória para a renovação da "sua" Cédula de Treinador é no mínimo abusador.
Já o facto de ser obrigatório periódicamente ( 5 anos) o pagamento de determinado montante ( Eur 35,0 ) para a renovação da Cédula de Treinador é surrealista...

A formação profissional tornou-se um negócio e dá dinheiro a muita gente e entidades. 

A obrigatoriedade de Unidades de Crédito em formação para a renovação da Cédula de Treinador, faz parte do embrulho necessário à manutenção de umas quantas pessoas na estrutura que domina e vive à conta do futsal.
Há um grupo de pessoas (são sempre os mesmos) que domina o futsal, eles estão nos colóquios sobre a modalidade, eles são comentadores, eles pertencem à estrutura da FPF, eles dão formação...a boa parte deles, não lhes reconheço competência !
Voltando às Unidades de Crédito necessárias a todos os treinadores por exigência da FPF, o preço superior a  Eur 800,0 pedidos para inscrição em curso de Nivel I pela AFPorto, dá uma ideia do que para aí vem...
Não me venham com a conversa da carga horária e conteúdos...paguem menos por hora aos mamões que por lá gravitam.
Esta gente está toda doida, têm os bolsos vazios devido à crise e querem enchê-los à custa dos mesmos...  
Condicionar o treinador a determinado escalão de competição, mediante a sua valorização formativa ( Nível ), já é uma forma de penalizar quem não se valoriza...

A UEFA trata e pensa o futebol como se todos os clubes e treinadores fossem profissionais, ignorando inclusivé a realidade de cada País...mais grave é na FPF transportarem para o futsal essas directivas. Só mesmo por desconhecimento da realidade....

ESTA GENTE, NÃO VIVE PARA O FUTSAL, VIVE DO FUTSAL....

1 comentário:

  1. Concordo plenamente com esta opinião e parece-me oportuno que se debata este assunto antes que seja tarde de mais.

    Penso que se deveria marcar uma reunião com os Treinadores de Futsal para se encontrar as pessoas certas para esta organização de classe que nos defenda junto das entidades oficiais.

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar