segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A DINÂMICA DO TREINO Por Luís Manta

Costumamos dizer que se treina como se joga e joga-se como se treina.
A realidade dos clubes no futsal português varia muito, vai desde um microciclo de 1 semana com 2 Unidades de Treino até 10 Unidades de Treino para o mesmo microciclo. Quanto menor nr. de UT, maior a necessidade de rentabilizar/optimizar o tempo de treino.
Independentemente do método de treino utilizado, os aspectos de que vou falar, são transversais a todos eles.
Uma equipa cujas Unidades de Treino ( UT ) têm um reduzido tempo útil de treino, dificilmente serão competitivas.
A dinâmica de uma Unidade de Treino está em grande parte dependente do planeamento atempado da mesma, por parte do treinador.
Uma UT só deve ter os tempos "mortos" previstos no planeamento da mesma, por ex.; para explicar um exercicio; para introduzir a logistica necessária a um exercicio; para recuperação (alongamentos, estiramentos, idratação)...
Numa Unidade de Treino, tudo deve estar relacionado, tudo deve ser sequência e ser consequente.
Nada deve ser avulso, para uma melhor assimilação por parte dos atletas e optimização do tempo de treino.
Por ex. Se treinamos superioridades numéricas de 3x2 ou 2x1, 1º executa-se um exercicio para rotinar os diversos movimentos de ataque e ocupação de espaços (com ou/e sem oposição), seguidamente um exercicio de jogo onde se rotina os movimentos de ataque e as tomadas de decisão.
Outro ex. Se treinamos Sistemas de Jogo Ofensivo, 1º treinamos uma Circulação, com exercicio para rotinar movimentos e ocupação de espaços (com ou/e sem oposição), depois exercicios de passe de roptura para finalização derivados dessa Circulação(com ou/e sem oposição), depois ainda, jogo condicionado ofensivamente à Circulação em causa, que treina tudo o que se pretende ( movimentos, ocupação de espaços e tomadas de decisão). 
E assim sucessivamente, noutros aspectos do treino...
No planeamento da UT o treinador deve ter a preocupação de escolher exercicios que integrem a totalidade dos atletas, como nem sempre isso é possivel, o espaço de tempo de inatividade dos atletas que ficam de fora, deve ser muito curto. Nestes casos, utiliza-se o sistema de rotação de jogadores.
A intensidade e velocidade na execução dos exercicios deve ser gradual e a adequada ao nivel fisico da equipa e momento da época. 
A correcção e a motivação dos jogadores, devem estar sempre presentes na acção do treinador.
A Unidade de Treino, não deve dar espaço a diversão e descontração.
Os 40' de tempo útil de um jogo, exigem concentração total. É impossivel uma equipa que treina desconcentrada, jogar concentrada.  A concentração, também se treina.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário