sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MENTALIDADE GANHADORA - Parte II - Por Luis Manta

" A Bola de Saída"
Estamos todos de acordo que uma equipa profissional tendo um número de Unidades de Treino que poderá variar entre as 7 e as 10, tem tempo suficiente para trabalhar todas as situações de jogo técnico ou tácticas.
Já o mesmo não se poderá dizer quanto às equipas amadoras, que variando de um número de Unidades de Treino entre as 2 e as 4, têm de fazer uma gestão optimizada do tempo de modo a que o resultado final seja positivo.
Vem esta conversa a propósito, de me chegar ao conhecimento que há equipas amadoras que treinam a "bola de saída".
Sabendo nós que a bola de saída, só tem lugar no início de cada uma das partes de um jogo de futsal ou quando uma das equipas sofre golo, logo, a atenção a dar a esta situação especifica de jogo terá de ser muito relativa.
Quando um treinador que está limitado na sua acção pelo reduzido tempo de trabalho com a equipa, opta por treinar bola de saída, das duas, uma...ou tem dificuldade em planear/optimizar o seu microciclo de treino ou espera que a equipa sofra muitos golos....
Para além de considerar uma tremenda falta de senso, o que transmite à sua equipa, aos seus jogadores é o inverso de mentalidade ganhadora. Está a dar a indicação que vai ser necessário muitas vezes fazer bola de saída...
A mentalidade ganhadora que se transmite a um grupo de pessoas/jogadores é composta por pequenas coisas e uma equipa amadora treinar bola de saída é precisamente o inverso.

Vale a pena pensar nisto...

Sem comentários:

Enviar um comentário