quinta-feira, 30 de maio de 2013

AS TRANSMISSÕES DE TV por Luís Manta

Acabo de saber que mais um clube vai deixar o futsal por falta de condições financeiras, a saber a Associação Académica de Coimbra e, fico "mal disposto". Porque quem muito trabalhou e deu do seu suor e tempo durante estes anos, não merecia tal desfecho. Quem ama a modalidade.
Que tem isto a haver com as transmissões televisivas ? Já lá chego.
Quem está ligado aos clubes pequenos, sabe que boa parte das receitas se devem à carolice de alguns, à publicidade estática nos Pavilhões e publicidade nos equipamentos. Valores baixos e conseguidos com grande dificuldade, porque face ao contexto económico, já não abundam as empresas que possam investir em publicidade quase sem retorno.
Chegamos às transmissões.
Enquanto as equipas profissionais (Benfica e Sporting), em dado momento, estabelecem contactos de publicidade para fazerem o seu orçamento para a época seguinte, podem objectivamente, aliciar patrocionadores com o argumento que serão transmitidos 20 jogos em canal aberto no decorrer da época, o que significa qualquer coisa como 30 horas de publicidade em televisão.
Sabendo nós o elevado valor da publicidade ao "minuto" na televisão, é oferta que não se deve rejeitar...
Vida facilitada para os dois grandes...
E os clubes pequenos, que são, objectivamente, o sustento do futsal, que podem oferecer ?
Será que é argumento chegar junto de uma empresa e dizer que a publicidade nas camisolas vai passar na TV durante 1 ou 2  jogos na época ?
É, também, por haver esta diferenciação no hora da escolha das transmissões, que hoje acaba a Académica, amanhã acaba outro, no passado acabaram muitos e .... no presente, se fala que as equipas profissionais se vão reforçar com este, aquele e o outro jogador.
Este diferente tratamento dado aos clubes, só cava mais o fosso existente estre os 2 grandes e as restantes.
É verdade que as transmissões divulgam a modalidade, mas no dia em que o Sporting e o Benfica partirem, tudo volta ao antigamente, não há TV e esta gente toda que fala de futsal, deixa de falar, porque gostam é dos seus clubes.
Costumo ouvir dizer que o futsal deve muito à RTP. Atenção a RTP só transmite porque não dá prejuizo e existe Sporting e Benfica, no dia que der prejuizo ou faltarem os grandes, não transmitem, à semelhança do passado.
Portanto, não faz favor nenhum, mais ainda porque se trata de um canal do estado que tem por obrigação a divulgação e promoção das actividades desportivas.
Já agora, é de louvar, sim, o contributo da BolaTV, que sendo uma entidade privada e ao arrepio das audiências, tem a ousadia de transmitir jogos em directo entre clubes ditos pequenos.
       

2 comentários:

  1. Carissimo, antes de mais afirmo que nao estou ligado a RTP.
    Concordo em parte com o seu texto, mas, quando diz que se os grandes desaparecerem as transmissoes e os adeptos que falam de futsal tambem desapracem, deixe que lhe diga que deve estar redondamente enganado. Não sei se acompanha, mas na fase regular, a RTP transmitou um jogo de enorme espetaculo e de pavilhão cheio como foi o Leoes de Porto Salvo vs Dramatico de Cascais. Ora, nestas duas equipas nao vejo os chamados profissionais que voce falou. E sim, eu VEJO, todos os jogos de futsal transmitidos ao domingo de manha, quer jogue A, ou B. E para finalizar, agradecendo sobretudo o trabalho da BolaTV, estamos a falar de um canal privado e pago, logo eles transmitem o que bem entendem, não sendo como o canal publico que tem que se reger,tambem, pelas aundiencias. Desde ja um bem haja.

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís Manta.
    Acabei de ler o seu artigo “As transmissões de TV” no blogue “Em prol do Futsal” e não podia estar mais em desacordo consigo.
    Respeito a sua opinião mas é extremamente redutora e muito injusta.
    Como se pode “culpar” ou relacionar as transmissões televisivas com o abandono de alguns projetos na modalidade?
    Na minha opinião, uma coisa não tem nada a ver com a outra. E se tem, é pela positiva.
    Mesmo para aqueles a quem chama de “pequenos clubes”, ter uma ou duas transmissões por época é bem melhor do que não ter nenhuma (como aliás acontece em todas as outras modalidades de pavilhão). Recordo que o Futsal é a única modalidade em Portugal hoje em dia que tem um jogo por semana em canal aberto. Nem no futebol isso acontece.
    Já agora gostava de saber, caso o Luís Manta fosse o detentor dos direitos televisivos do Futsal, como procedia. Dava com mais frequência jogos entre os tais “clubes pequenos” mesmo que semana após semana perdesse dinheiro?
    É que não sei se sabe mas não é nem a RTP nem a Bola Tv quem paga as produções dos jogos. É uma empresa chamada TA Sports. Que só o consegue fazer, porque tem alguns “bons” patrocinadores, pelo facto de dar com regularidade os jogos do Benfica e do Sporting (afinal aqueles que naturalmente dão mais audiência). É a lei do mercado. Se não fosse assim, essa empresa não receberia o dinheiro da publicidade estática nem dos cartões que são exibidos nos canais televisivos, para poder depois pagar as transmissões e ainda entregar uma determinada verba aos clubes.
    É pouco? Talvez mas continuo a dizer que é bem melhor que nada.
    Por fim, deixe-me discordar de si também quando diz que a RTP tem “obrigação de divulgar e promover as atividades desportivas”. Isso é tudo verdade mas apenas no campo teórico. Por várias razões (que deve conhecer minimamente) a televisão pública debate-se com graves dificuldades financeiras.
    Cada vez há menos dinheiro, jornalistas e repórteres de imagem para acompanhar tantos Desportos. Há vários anos que a política da RTP tem sido a de transmitir apenas as modalidades que se auto financiam.
    Por isso, acho que temos de estar muito satisfeitos e “rezar” para que o atual estado das coisas no Futsal se mantenha. É muito bom saber que estamos a ter 2 ou 3 jogos (como será o caso este fim de semana) em direto na TV.
    Nunca as transmissões de TV podem “matar” alguma modalidade. Bem pelo contrário.
    Um abraço,
    Pedro Martins

    ResponderEliminar