quinta-feira, 21 de março de 2013

ÉTICA PRECISA-SE Por Luís Manta

Conforme já escrevi, o futsal está a "futebolizar-se". 
Os jogos de bastidores, as jogadas menos claras ou dito de outra forma, a falta de transparência, começam a proliferar no futsal.

Vem isto a propósito da remodelação efectuada na secção de futsal do Sport Lisboa e Benfica.
Já há muito que se falava que esta remodelação ia acontecer, falava-se em nomes e os nomes confirmaram-se. Todo o processo foi evoluindo através do tempo, a situação foi apodrecendo e só estavam à espera da oportunidade.  O pretexto aconteceu.
A mudança, seja ela no decorrer da época ou no seu final, é legitima por parte de quem dirige, o que não me parece ético é a forma, a forma como tudo foi engendrado.  Falta de ética de quem decide e de quem entra.

Há poucos meses, entrara Alípio Matos para a formação, mas já sabia ao que ia e era uma questão de tempo, tudo estava preparado. O regresso, após ter "cuspido no prato em que comeu".
Sai João Pinto de treinador principal do Clube de Futebol "Os Belenenses" há 3 semanas, deixando um projecto a meio e também já sabia o seu destino.
A ambição é um factor importante no sucesso, não pode é ser desmedida e conseguida através do atropelamento de outros.  
O cinismo entre pessoas da mesma profissão é mau.
Por muitas razões de queixa que haja de alguém ou de alguma estrutura, a sua substituição deve ser feita de forma elevada e transparente.   Neste caso, aplica-se a estória do "corno", foram os últimos a saber.

Quem sai, cavou a sua sepultura, mas deve ser reconhecido o trabalho efectuado ao longo destes anos por estas pessoas.  Mereciam sair de outra forma, sair de uma forma transparente, digna e reconhecida. Dirão uns, morreram com o mesmo veneno com que mataram, é verdade, mas não se corrige um erro com outro erro. 
Quem com ferro mata, com ferro morre, não deveria ser lema de gestão em parte alguma.

As pessoas não podem fazer do futsal um jogo de interesses, de coisas obscuras, pouco claras, feitas nas costas de uns para beneficiar outros, de ajuste de contas. Estão a transformar o futsal numa selva.

Há valores que devem ser transmitidos aos jovens treinadores, um deles é a ética, o saber estar, o saber esperar pela sua oportunidade sem atropelar outrem.

Sem comentários:

Enviar um comentário