segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O SISTEMA DE JOGO 4:0 Por Luís Manta


Começo por dizer que o Sistema de Jogo Ofensivo 4:0 foi criado por um grande senhor do futsal mundial chamado Zego, brasileiro de nacionalidade. Zego fez escola em Portugal no Miramar e no Freixieiro a trabalhar a formação.

O Sistema de Jogo Ofensivo caracteriza-se por trabalhar o ataque planeado (fase de construção) com grande dinâmica, com quatro jogadores atrás da linha da bola no momento do passe, salvo, no momento de executar os deslocamentos (movimentos e entradas) e o passe de roptura para finalização (fase de finalização).

Em Portugal só houve uma equipa a trabalhar o 4:0 com grande qualidade e rigor que foi o Miramar em meados da década de 90, onde o treinador era o Jorge Ferreira coadjuvado por Luís Almeida e então pontificavam os jogadores França, Ivan, André Lima, Miguel Mota, João Leite, João Lopes,Pedro Ferreira,Raul Castro e outros jogadores de grande qualidade.  Tudo o que veio a seguir foram imitações baratas.
Esta equipa de então, assumiu este Sistema de Jogo com tanta personalidade que o mesmo se confundia com o Modelo de Jogo.
Reconheço que se tornava algo repetitivo e que para defrontar equipas que não davam as costas ou seja que jogavam com uma Linha de Marcação muito recuada, sentia dificuldades. Mas eu gostava de ver.
Para os mais jovens aderentes ao futsal que não puderam assistir, direi que era uma espécie de Barcelona em futebol.

Faço este artigo de opinião, por com grande frequência ouvir agentes do futsal dizerem que a sua equipa ou outras, jogam no sistema 4:0.  Ora tal não é verdade, ou por outra, não é exacto.

Ora o que acontece é que as equipas, grande parte das vezes o que executam é um sistema híbrido entre o 4:0, o 2:2 e o Padrão Redondo, com muitos apoios "entre linhas". Resta saber se é por deficiente execução do Sistema 4:0 ou por opção.
Eu não digo que está errado e que não concordo com esta maneira de jogar, antes pelo contrário, acho que é diversa e com muitas opções ofensivas, só peço é que não chamem 4:0, não só porque não é verdade, como também é adulterar algo que não deve ser adulterado.  Chamemos-lhe Sistema Diverso ou algo parecido.

Acabo dizendo que não conheço nenhuma equipa de futsal em Portugal na 1ª Divisão, que nos últimos anos tenha assumido o Sistema de Jogo 4:0 como sua referência de jogo ofensivo.

1 comentário:

  1. Bom dia, ao ler o seu artigo colocaram-se me algumas interrogações, (se calhar tenho que pedir desculpa pela ignorância apesar de ter lido o outro em que fala de modelo de jogo) cito “…assumiu este Sistema de Jogo com tanta personalidade que o mesmo se confundia com o Modelo de Jogo.”, confundir estes dois “temas”(?) o sistema não é em si o modelo de jogo e vice versa(?) da equipe, ainda que assuma momentâneamente (devido a vários fatores, como por exemplo o tipo de jogador que se encontra na quadrapivot fixo passando a um sistema/modelo de 3x1), um sistema/modelo onde mudam também as ações das diferentes fases de jogo, ou serão estas fixas independentemente do sistema, defensivamente consigo "ver" esta situação mas ofensivamente já me parece mais difícil separa-las, a outra dúvida/curiosidade que se me coloca é, o 4x0 possui uma “matriz” que está perfeitamente identificada(?),sendo um sistema ofensivo,como defendia a equipa que refere ao ponto de dizer que se confundiam, obrigado.

    ResponderEliminar