segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O MODELO DE JOGO Por Luís Manta

Todos nós treinadores temos uma ideia de jogo a implantar na nossa equipa.
A essa ideia de jogo uns chamam Modelo de Jogo, outros Padrão de Jogo, outros simplesmente Ideia de Jogo, ainda Matriz de Jogo e, outros nomes há para definir a mesma coisa.
De referir que, erradamente, nos referimos a Modelo de Jogo como se só existisse no aspecto ofensivo.

Modelo de Jogo não é o mesmo que Sistema de Jogo.
Pelo facto de uma equipa ter rotinas de jogar ofensivamente no Sistema  3x1 (exemplo),  isso por si só, não chega para caracterizar, ou identificar o Modelo de Jogo Ofensivo da equipa, poderá ser um dos aspectos, mas não é só.  

O Modelo de Jogo não é mais que um conjunto de conhecimentos sistematizado teórico-práticos que apontam para uma ideia de jogo pensada.

Modelo de Jogo é uma ajuda importante na identidade da equipa.

Consegue-se adquirir um Modelo de Jogo através da assimilação no plano teórico por parte dos jogadores dos objectivos pretendidos e repetições em treino de exercícios, concebidos e adequados a essa mesma ideia de jogo pensada.    É isso que vai caracterizar a equipa.

Acontece que no decorrer de uma época desportiva, equipas há, que não conseguem apresentar um Modelo de Jogo sustentado, bem identificado, é aquilo que chamo equipas amorfas, sem identidade.

Direi que para caracterizar um Modelo de Jogo Ofensivo deve-se ter em atenção, os tempos de ataque (curtos ou prolongados, mais ou menos "posse de bola"), as zonas de ataque que privilegia (corredor central ou laterais, joga preferencialmente em 3x1 ou 2x2 etc.), e a intensidade (agressividade e dinâmica de deslocamentos).
Quanto ao Modelo de Jogo Defensivo, será basicamente a intensidade (agressividade e dinâmica de deslocamentos) e o tipo de marcação (Sistema defensivo).

Exemplo de Modelo de Jogo Ofensivo de uma equipa ; A equipa privilegia a posse de bola com boa dinâmica, com apoios entre-linhas, dando profundidade ao jogo através de acções ofensivas para finalização pelo jogo exterior.
Exemplo de Modelo de Jogo Defensivo de uma equipa : A equipa mostra grande agressividade na recuperação da posse de bola e defende HxH em pressão alta.

O Modelo de Jogo a implantar numa equipa deve ter sempre em consideração as capacidades físicas, técnico-tácticas e psicológicas dos executantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário