sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A CONFUSÃO DAS LINHAS Por Luís Manta

Quando se fala de futsal no plano táctico, com frequência temos que nos referir a "linhas". Esta expressão é muito utilizada em comentários televisivos.
Acontece que por parte dos receptores da mensagem, tenho-me apercebido de alguma "confusão" no que respeita às "linhas". Por exemplo, quando nos referimos só a "1ª linha", é passivel de alguma confusão, pois há dois tipos de "linhas".
Este assunto merece que lhe dedique alguma atenção.

Primeiro há que lembrar a definição de ambos os tipos de "linhas".


LINHAS DE MARCAÇÃO – Pode-se considerar uma linha imaginária paralela à linha de baliza a partir da qual a equipa que defende pressiona o portador da bola. A localização da linha está previamente definida. O seu Nº é indefinido, são quantas as linhas que o treinador entender.

Linha 1 – Será uma linha imaginária paralela à linha de baliza que passa na marca dos 10 M no meio campo adversário. Apropriado a uma defesa de pressão alta.

Linha 2 – Uma linha imaginária tangente ao circulo central ainda no meio campo adversário e paralela à linha de baliza.
Apropriado a uma postura de observação e estudo da equipa adversária.

Linha 3 – Uma linha imaginária paralela à linha de baliza que passa na marca dos 10 M no meio campo defensivo. Apropriado a uma postura de espera, apostando em acções ofensivas de transição.

O Nº de "Linhas de Marcação" e sua localização são do critério do treinador. Eu tenho a minha opinião.


 


LINHAS DEFENSIVAS – São linhas imaginárias paralelas à linha de baliza, definidas pelo posicionamento dos jogadores dentro de um sistema defensivo.




Linhas Defensivas de defesa em 1:2:1  (Defende a equipa de azul)

Verifica-se que de acordo com o posicionamento da equipa, temos três linhas defensivas, a 1ª do jogador mais adiantado e próximo do portador da bola, a segunda dos dois jogadores mais atrasados que fazem a cobertura densiva e a terceira, do último jogador (fixo) que faz marcação ao pivot.




Linhas Defensivas de defesa em Quadrado (Defende a equipa de azul)

Verifica-se que de acordo com o posicionamento da equipa, temos duas linhas defensivas, a 1ª com os dois jogadores mais adiantados e a 2ª dos jogadores mais atrasados que fazem a cobertura defensiva.


Posto isto, verifica-se que as Linhas de Marcação são fixas, são previamente definidas pelo treinador quanto ao seu Nº e sua localização.

Já as Linhas Defensivas são móveis, dependem da dinâmica do jogo e do Sistema Defensivo utilizado pela equipa.
A 1ª Linha Defensiva de uma equipa, por vezes, coincide com uma Linha de Marcação.  

Quando se fala em "entre linhas", falamos em Linhas Defensivas, normalmente linhas adversárias.

Se falamos em "1ª linha", há que definir a que tipo de linhas nos estamos a referir, porque há "1ª linha defensiva" e "1ª linha de marcação".


 

Sem comentários:

Enviar um comentário