sábado, 12 de janeiro de 2013

FISGAS CONTRA CANHÕES Por Luís Manta

A época que o Sporting Clube de Portugal está a fazer, é sem dúvida uma boa época e por mérito acima de tudo do Nuno Dias que veio dar uma nova dinâmica à equipa, no entanto, está a fazer aquilo a que está obrigada.
Aos dois clubes verdadeiramente profissionais que disputam o nosso campeonato, é isto que se pede, uma superioridade clara sobre os seus adversários.
Ambas as equipas têm os melhores jogadores, núcleo base da selecção nacional e estrangeiros de reconhecido valor, já adaptados ao Pais. 
A ambas as equipas em termos logísticos não lhes falta nada.
Ambas as equipas se deslocam bem acomodadas e se a deslocação é superior a 200 Km vão de véspera e ficam bem alojadas.
Ambas as equipas fazem concentrações e mini-estágios com frequência. Por exemplo sempre que jogam entre si, fazem concentração em hotel na véspera.
Ambas as equipas têm a possibilidade de realizar micro-ciclos de uma semana com 8 a 10 Unidades de Treino.  
E que temos do outro lado ? Dos seus adversários.
Dois tipos de equipas, as semi-profissionais ou nem isso e as puramente amadoras.
As semi-profissionais, caracterizam-se basicamente por uma mescla de jogadores amadores e profissionais, onde os clubes não têm condições estruturais para aplicar um projecto profissional. São poucas.
Este tipo de equipas, mais cedo do que tarde, acabam por abortar, porque o investimento não traz retorno absolutamente algum.
As puramente amadoras, são carentes de quase tudo, só não falta a boa vontade e a dedicação.  São o grosso da coluna no nosso campeonato.  
Os jogadores trabalham ou estudam de dia e treinam à noite. Normalmente no máximo têm 4 Unidades de Treino semanais.
Muitas vezes as condições logísticas para o treino não são as melhores.
As deslocações são feitas no próprio dia do jogo em autocarro, carrinha  ou em carros particulares.
Não há concentrações nem mini-estágios. 

As pessoas têm a noção do que é uma equipa profissional que tem os melhores jogadores trabalhar mais entre 8 a 10 horas semanais ou se quiserem, entre 30 a 40 horas mensais, relativamente a equipas puramente amadoras ?
As equipas profissionais não têm sempre de ganhar por 10-0, mas têm a obrigação de ganhar de forma clara e com qualidade, senão, algo está mal.
Nas últimas épocas tem sido arrepiante ver as sistemáticas dificuldades das equipas profissionais a quem nada lhes falta, em ganhar a equipas puramente amadoras. A isto, chama-se INCOMPETÊNCIA.
Ao confronto entre as equipas profissionais e as outras equipas, defenirei como uma luta entre Canhões e Fisgas.


Sem comentários:

Enviar um comentário