domingo, 27 de janeiro de 2013

AS SUPERIORIDADES NUMÉRICAS Por Luís Manta

Com a expansão do futsal é natural que muito mais gente se interesse pelos aspectos técnicos e tácticos da coisa e comecem a opinar sobre determinados assuntos. Tudo normal.
Como tenho reparado que há gente a questionar, ou melhor dizendo, a pôr em causa determinada forma de expressar "as superioridades numéricas", vulgo, 5x4, 3x2, 2x1, 1x0, e é sobre isto que quero escrever, de modo a esclarecer algumas almas inquietadas.

Está consensualizado (entre praticantes) que para expressar "superioridades numéricas" apenas nos referimos aos jogadores de campo envolvidos em determinada acção ofensiva.

A questão é, porque é que não é mencionado o GR da equipa que defende, ou seja, no ver dessas pessoas deixaria de ser 3x2 para ser 3x3, 2x1 para ser 2x2, 1x0 para ser 1x1.
Na prática, dificilmente haveria superioridade numérica. Por ex. só quando acontecesse 4x2 ou 3x1 é que se consideraria a tal "superioridade numérica".

Acontece que quando se cria uma superioridade numérica de 2x1 na ala, é só aos jogadores intervenientes naquela acção concreta que nos referimos, embora para lá da linha da bola estejam mais defensores.

No caso do 1x0, apenas substitui a expressão "o jogador está isolado". Quem ? O jogador de campo.

A única situação de excepção é no 5x4 (GR Avançado), digo excepção porque é a única em que o GR é mencionado e tem razão de ser, tendo em conta que o GR nesta situação está para lá da linha de meio-campo, perdendo assim o perfil de jogador "especial" que as Leis do Jogo prevê para a sua posição, sendo considerado um jogador de campo.  

Mais, também é consensual que ao se mencionar os diversos Sistemas de Jogo Defensivos, seja 2:2 , seja 1:2:1, ou outros, nunca é mencionado o GR, no entanto, ele está lá a defender.   E mais apropriadamente na "Marcação Individual", quem marca o GR ? Ninguém, porque estamos a falar em jogadores de campo.  Nos Sistemas de Jogo Ofensivos, passa-se o mesmo.

Se vermos pelo aspecto defensivo, é absolutamente a mesma coisa, 4x5, 3x4, 2x3 ou 1x2.

A única excepção, já explicada, em que é mencionado o GR é no 5x4.

Tudo tem explicação, não é assim, porque sim !

Sem comentários:

Enviar um comentário